Conflito ideológico entre o Capitalismo e o Socialismo, representados, respectivamente pelos EUA e pela URSS.
Em termos práticos, o perigo de ocorrer uma guerra mundial era mínimo.
Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental europeu, além dos EUA e do Canadá e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental criando a partir daí a expressão Cortina de Ferro.
Durante a Guerra Fria intensificou-se o processo de descolonização na África. Alguns países, como Angola, Moçambique e Guiné Bissau tiveram o apoio da URSS em seus processos de emancipação.
Geralmente nas diversas partes do mundo a URSS e os EUA apoiavam países ou partes deles em conflitos regionais.
Revolução Cultural Chinesa (1949) representou um reforço ao bloco comunista, com a criação de uma República Popular, que coletivizou as terras e incrementou a industrialização.
A Guerra do Vietnã se desenvolveu após a independência desse país em relação à França em 1954, quando surgiram o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. Foi uma derrota humilhante para os vietcongs, a maior derrota militar dos EUA que perderam milhares de jovens soldados e se desgastaram diante da opinião pública
Entre 1961 e 1973 mais de 55 mil norte-americanos morreram no conflito da Indochina. O governo estadunidense tentava impedir que o comunismo se expandisse no Sudeste asiático.
- Doutrina Truman: combate do comunismo a qualquer custo
- Plano Marshall: ajuda concebida para reestruturar países afetados pela Guerra
- Comecon: plano de ajuda mutua aos países socialistas
- Otan: aliança militar entre países da Europa Ocidental, EUA e Canadá
- Pacto de Varsóvia: aliança militar entre os países do Oriente
- Revolução Cultural Proletária
- Guerra da Coréia
- Guerra do Vietnã
- Descolonização da Asia e Africa
Nenhum comentário:
Postar um comentário