sexta-feira, 17 de junho de 2011

2ª Guerra Mundial



   A 2ª Guerra Mundial é a única que pode ser realmente chamada de mundial, pois teve como palco todos os continentes e as principais potencias da época. Considerada continuação da 1° grande guerra, ela durou de 1939 a 1945 e a destruição provocada pelo conflito foi devastadora, com os países envolvidos tentando arruinar o poderio industrial dos adversários, arrasando cidades e matando a população civil. Cálculos estimam que o prejuízo causado pelo conflito gira em torno de 1,5 trilhão de dólares.

Fatores da Guerra 
  
  • Revanchismo alemão pela derrota na primeira guerra e pelas imposições do Tratado de Versalhes
  •  A busca dos alemães pelo “espaço vital”, ou seja, o espaço para deixar a raça ariana unida e comportar o seu rápido crescimento
  • O expansionismo italiano e japonês
  •   O pacto de não-agressão germano-soviético, que dividiu a Polônia em duas, e dessa forma a URSS evitaria uma guerra e a Alemanha não teria de lutar em duas frentes.
  • Formação de pactos entre a Alemanha e a Itália, e o Japão e a Alemanha que mais tarde culminariam na formação do eixo - Berlim, Roma e Tókio –
  • Acordo entre a Inglaterra e a França com a Polônia de que se esta ultima fosse atacada os dois países interviriam.                                                                                                                                           
A Guerra

   Em 1° de setembro de 1939, quando a Alemanha ataca a Polônia tem inicio a 2ª GM, com Inglaterra e França declarando guerra aos alemães logo após. Rapidamente a Polônia se rende e os nazistas avançam em mais territórios. Em maio de 1940 usando da tática de guerra do Blitzkrieg a Alemanha já havia ocupado a Noruega, a Dinamarca, a Holanda, e a Bélgica, começando então um a ataque a França pela parte mais desprotegida de seu território. Em junho de 1940 a França é tomada e o país dividido em dois, a parte norte controlado pelo exercito alemão e no sul uma área governada pelos colaboradores franceses dos nazistas.
   Com a queda da França a Alemanha tenta conquistar o Reino Unido sendo enfrentado pela Real Força Aérea e fracassa em seus intuitos. Enquanto isso o presidente dos EUA, Roosevelt, fez o congresso votar uma lei que revogaria a lei de neutralidade do país ante os confrontos europeus. A nova legislação era o programa de empréstimos aos países em guerra. A Itália que apoiava os alemães invadiu a Grécia, Bulgária, Iugoslávia, a região dos Bálcãs e o norte da África onde as forças italianas foram contidas. Para ajudar os italianos e tentar bloquear os ingleses do seu império colonial os nazistas também desembarcaram no continente africano.
   Com apenas a Inglaterra resistindo na Europa ocidental, Hitler decidiu quebrar o pacto ermano-soviético e em junho de 1941 invadiu a URSS, que estava despreparada para a guerra, e chegou a cercar Moscou e Stalingrado. Enquanto isso na Ásia, o Japão que vinha sofrendo boicotes econômicos dos EUA ataca a base aeronaval de Pearl Harbor no Havaí. Foi o pretexto que o governo americano no dia seguinte usou para declarar guerra ao Japão e entrar na 2ª GM.
   Começa então o contra ataque dos aliados com a derrota dos alemães na Batalha de Stalingrado, onde usando a tática da terra arrasada conseguiram expulsar os nazistas de seu território e “empurrá-los” ate as fronteira da Alemanha. Após isso os aliados conseguem invadir a Itália, fazê-la se render e prender Mussolini. Os alemães então ocupam Roma e resgatam o líder italiano, que funda a Republica de Salò no norte do país enquanto o rei se refulgia em Bari sob a proteção dos aliados.
Porem a França ainda estava dominada, situação que muda em junho ate agosto de 1944 quando os aliados conseguem libertá-la. Hitler em abril de 1945 se suicida e os alemães rendem-se. Na Itália Mussolini é então capturado e fuzilado. A guerra estava acabada na Europa, mas o embate no oriente prosseguia, onde os japoneses mesmo recuados ainda faziam resistência, principalmente com o auxilio dos kamikazes. Temendo o prolongamento da guerra os EUA lançam em 6 de agosto de 1945 uma bomba atômica sobre Hiroshima. Essa medida visava derrotar os japoneses antes que a URSS declarasse guerra ao Japão e ocupasse seus territórios. Mesmo assim Stalin declara guerra ao Japão e ocupa alguns territórios, e para acabar com a guerra de vez em 9 de agosto de 1945 lança outra bomba atômica, dessa vez em Nagasaki e o Imperador Hiroito se rende, dando fim a 2ª GM. 

Conferências de Paz

·                    Conferência de Yalta 
   Ocorrida em 1945, enquanto ainda acontecia a 2ª GM, reuniu os lideres da URSS, dos EUA e da Inglaterra, que decidiram as ultimas operações contra o inimigo em comum e dividiram a Europa em zonas de influencia
·                    Conferência de Potsdam
   Ocorrida após a queda da Alemanha nazista, reuniu os lideres da URSS, da Inglaterra e dos EUA, que decidiram a que a Alemanha de veria pagar 20 bilhões de dólares aos países aliados, que o julgamento da liderança nazista seria realizado no tribunal de Nuremberg e que a Alemanha seria dividida em zonas de ocupação, uma parte dos EUA, outra da Inglaterra, outra da França e outra da URSS.
      



      



Nenhum comentário:

Postar um comentário